Rede Ruge Brasil

LOGO CANAL R.R.B

LOGO ADM

LOGO LINK

Registrando uma historia de longos anos, esta faixa de rádio operação é de uso internacional, sendo regulamentada em cada país de acordo com suas leis e agência de comunicação devidamente constituída.

Na Europa o sistema é identificado pela sigla PMR (Personal Mobile Rádio) e opera em frequências de 446mhz, diferentemente das usadas no Brasil para o mesmo fim, 462mhz, cabendo salientar que os equipamentos vendidos em Portugal e Espanha, por exemplo, são proibidos de operar em nosso território nacional.

Da mesma forma que os mesmo aparelhos comumente usados no nosso país, não são permitidos operar em território europeu.

Nos Estados Unidos o sistema conhecido por FRS (Family Rádio Service) tem configuração similar ao brasileiro, operando na mesma canalização de frequências e mesma potência que permite a homologação dos equipamentos em nosso país.

Aqui o sistema tem especificação e é regulamentado pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), onde foi denominado "Equipamento Radiocomunicador de Uso Geral". Portanto, radiocomunicadores de uso geral de marcas distintas: Motorola, Intelbras, Cobra, Multilaser, Midland e outros, têm configurações originais canalizadas com os mesmos padrões que permitem a comunicação entre si, para isto basta configura-los em canais de frequências e subtons de valores iguais, independente da marca.

Em meados de Novembro de 2016, quando na buscar solitária por aprimoramentos para o sistema RUGE, os desenvolvedores se conheceram via redes sociais para debater vídeos compartilhados no youtube e notaram a necessidade de um espaço de arquivamento de todos os projetos de desenvolvimento para este fim.

Com objetivos similares o grupo descobriu que diversas pessoas utilizam o sistema de comunicação em diversas atividades, a maior parte delas estavam insatisfeitas com o alcance dos aparelhos de radiação restrita ou operavam sem conhecimento sobre a regulamentação.

Isso fez surgir o Canal Talkabout Brasil a princípio no sistema de Voz por IP na plataforma ZELLO (rádio virtual), que funciona até os dias atuais, seguindo então pelo grupo no Whatsapp que teve papel fundamental no desenvolvimento do grupo.

Em 2017 o grupo sentiu a necessidade de englobar todos os equipamentos da faixa radiocomunicação de radiação restrita em sua nomenclatura independente da marca e do modelo do equipamento, quando observado que o nome "Talkabout" é uma marca registrada de um modelo da Motorola, então para evitar discussões e eventuais problemas, o Grupo hoje faz uso do nome Rede Ruge Brasil.

Que abrevia o significado de Rádio de Uso Geral do Brasil e atua fortemente em diversas regiões do país, confira o mapa dos matenedores.

DECRETO Nº 1061 Cria a Rede Municipal de Emergência de Radio amadores de Curitiba - RMERC e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições legais que lhe foram conferidas pelo inciso IV do artigo 72 da Lei Orgânica do Município de Curitiba, Lei Municipal nº 1 1.645, de 22 de dezembro de 2005 , e Lei Municipal nº 15 .033 , de 20 de junho de 2017, com base no Protocolo nº 01 -104731/2018 , DECRETA: Art. 1º Fica criada a Rede Municipal de Emergência de Radioamadores de Curitiba - RMERC, com a finalidade de prover ou suplementar as comunicações em todo o território municipal, quando os meios usuais forem insuficientes ou não puderem ser acionados, em razão de incidentes ou desastres e para fins de respaldo técnico na realização de ações preventivas e de preparação em âmbito municipal. Art. 2º A Rede Municipal de Emergência de Radioamadores de Curitiba - RMERC, será subordinada operacionalmente à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC, sendo supervisionada municipal e regionalmente por radioamadores, em caráter voluntário, indicados por Resolução do Coordenador Técnico de Proteção e Defesa Civil, devidamente cadastrados na RMERC. §1º A RMERC poderá ser acionada no Município, pelo Coordenador Técnico de Proteção e Defesa Civil sempre que necessário. §2º A RMERC apoiará a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - RENER e a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores - REER, quando solicitado. §3º O Coordenador Técnico Proteção e Defesa Civil, através de Resolução, estabelecerá o Regulamento da Rede Municipal de Emergência de Radioamadores de Curitiba - RMERC. Art. 3º Poderão participar da RMERC, em caráter voluntário, pessoas físicas portadoras do Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER), atualizado e expedido pela Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL. Art. 4º A composição dos Radioamadores que farão parte da RMERC e seu funcionamento, dar -se -ão por meio de Resolução do Coordenador Técnico de Proteção e Defesa Civil, publicada em Diário Oficial Eletrônico - Atos do Município de Curitiba . Art. 5º O serviço a ser provido pela RMERC pressupõe rigorosa observância aos princípios e norma legais que regulamentam a atividade de radioamadorismo na federação, de acordo com a Resolução nº 449 da ANATEL, ou a que vier a substituí - la. PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA 2 Art. 6º As atividades dos Radioamadores na RMERC são enquadradas como trabalho voluntário. Parágrafo único. O serviço voluntário é definido pela Lei Federal nº 9.608, 18 de fevereiro de 1998, como atividade não remunerada prestada por pessoa física e firmada através de "Termo de Adesão", da não formalização do vinculo de emprego entre o voluntário e a organização, conforme o anexo deste decreto. Art. 7º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação. PALÁCIO 29 DE MARÇO, em 3 de outubro de 201 8. Rafael Valdomiro Greca de Macedo Prefeito Municipal Guilherme Rangel de Melo Alberto Secretário Municipal da Defesa Socia.